Perfumaria

Perfume vem do latim arcaico "parfumum" "através da fumaça"
Encontra-se em todas as culturas, eras e tempos...
Aromas... Agradam o olfato
Perfumes.... Trazem culturas, memórias, lembranças, saudades...frescores...
Identificam, retratam pessoas, lugares.
Os femininos, super femininos, masculinos, diários, especiais.
Existem levas de fragrâncias, opulentas, as suaves, florais, amadeiradas, orientais (como resinas) madeiras fortes ou delicadas, que de dia requerem cuidado.
O perfume fala de você.
Moda e perfume casam e entrelaçam-se.
Vetiver, couro, musgo, florais, diversidade de arranjos únicos e marcantes.
Ciclos de renovação acontecem no passar dos anos, nos anos 20, Chanel nos presenteou com o famosa Chanel nº 5, cujo diferencial foi a nota aldeídica, desenvolvida em laboratórios, o que na época foi uma revolução.
Entre as décadas de 70 e 80 surgem as criações com especiárias, Givenchi criou Ysatis em 1984, notas de mandarina, ylang ylang, jasmim, tuberosa, rosa, com fundo de patcholi, musgo de carvalho, civet e baunilha. Ysatis é uma deusa da mitologia grega, filha de Osiris, tem um frasco esculpido e tampa em formato de dimante, ganhou o oscar de melhor frasco daquele ano.
Uma mulher perfumada sempre será mais feminina e o perfume eternizará momentos.
Colônias - Usada à tarde, de preferência em suaves fragrâncias.
Extratos - Usados à noite, podem ser secos ou doces, usados atrás e debaixo das orelhas, pulsos e dobras do cotovelo.
Loção - Usar após banho.
Todos os frascos bem fechados, longe da luz solar.
Os perfumes são inimigos do calor e da luz solar, mantenha-os longe dos banheiros, de preferência na caixa original.

Notas de cabeça - São as que sentimos primeiro, ao borrifar o perfume.
Notas de coração - São as que ficam na pele depois que a fragrância é aplicada.
Notas de base - Fixam-se durante mais tempo sobre o corpo, fortificando as notas de cabeça e de coração.
Perfumes ancoram, marcam e ficam nas lembranças.

Antigas Civilizações 

• Conhecimento do fogo
• Modificação do cheiro da fumaça pela adição de plantas
• Evocação dos espíritos do céu em rituais com queima de ervas
• Incenso : alimento para os deuses.
Era da Pedra Polida, PERÍODO NEOLÍTICO (4000 a.C.):
 • Tribos • Cultivo de plantas • Extração de óleos • Pomadas curativas

Babilônia (1.800 a.C.) Tábuas em escrita cuneiforme: 230 ervas que os babilônicos registraram em seus escritos.
Placas de barro de 3.000 AC registraram importações de ervas para Babilônia.
Aparecem os Óleos Essenciais de uso medicinal para aplicação em cataplasmas, infusões, inalações e linimentos.
Babilônicos catalogaram ervas
Óleos essenciais são cheiros agradáveis e peculiares, canela, cascas de infusão, árvores, cravo, OE vêm de sementes e de todas as partes das plantas, gengibre vem das raízes, canela vem do caule, rosa é flor, laranja é a fruta...
Óleos vegetais são naturais extraídos dos grãos às vezes não agradáveis como oliva, gergelim,soja, milho.

Egito (2551-28 a.C.) Fabricação de papiro e registro do uso medicinal das ervas e OE
Mumificação, banhos com unguentos, essências aromáticas e unções alquímicas, executado durante 70 dias.
Egito foi uma verdadeira escola de perfumaria nos processos de mumificação, nos tecidos impregnados pelas essências, a busca da imortalidade, a busca da saúde, da cura e assepsia.


O "Ervanário de Shen Nung”, primeira farmacopeia chinesa, (3700-2600 a.C.)
Na Ásia o imperador Shen Nung consolidou o império das plantas para cura, criou chás e pomadas, compressas e emplasto.
Grécia Antiga, a medicina tinha um caráter mágico e sacerdotal, envolvida em fábulas e mitos. Primeiros jogos olímpicos (776 a.C.): Queima de incensos nos templos, nas praças e nas cerimônias oficiais, além de perfumar vestes, corpo, comida e vinho.
O Império Grego trás a concepção de medicina integralista, os aromas, óleos eram usados para ungir atletas, as comidas eram aromatizadas, faziam uso de ervas como alecrim para afastar a tristeza, alecrim significa alegria.
Hipócrates, considerado o pai da Medicina, fazia uso de óleos essenciais para medicar, ele utilizava fumigações aromáticas para erradicar a praga de Atenas.

500 a.C. Hipócrates Matéria medica ervas como a Papoula (anestásico), alecrim (alegria), sálvia (calmante) e artemísia (anti-bacteriana)
Século I d.C. Pedânio Dioscórides, foi um autor greco-romano, considerado o fundador da farmacognosia através da sua obra De materia medica, a principal fonte de informação sobre drogas medicinais desde o século I até ao século XVIII. Teve base em Hipócrates.
Parte do livro de Botânica de Dioscórides
Romanos -  Criaram os banhos quentes, os ricos tinham suas termas em casa, os pobres frequentavam as termas públicas.
O Império Romano transformou a cura em prazer, banhos quentes e relaxantes.
O corpo era besuntado com óleos aromáticos e argila que no vapor esfoliavam e amaciavam a pele, também frequentavam vapor das saunas e por último o banho de imersão, os Spas trazem as técnicas romanas. "salus per aquam", uma expressão latina que significa "saúde pela água".
Os óleos essenciais os romanos faziam uso em seus dia a dia.

Termas romanas popularizaram os banhos, houve o uso banalizado dos óleos essenciais e isso trouxe perdas financeiras
 • No Império Romano, estandartes militares, obras de alvenaria, convidados, escravos, amantes, cachorros, navios e asas de pombas foram borrifados com águas aromáticas.
 • Atenas e Roma: editais proibindo a importação de perfumes estrangeiros, perfumistas expulsos da cidade.
Como esta popularização causou prejuízo econômico os imperadores romanos proibiram o uso "exagerado" dos óleos essenciais
Fanáticos religiosos ( séc IV d.C.) incineram mais de 700 mil livros com textos médicos da escola egípcia, fundada em Alexandria em 284 a.C.

Idade Média - os perfumes, cheiros são vistos como demoníacos , as pessoas pararam de tomar banho e com a falta de higiene vieram muitas doenças. A igreja não queria o conhecimento, a reflexão e que as pessoas pensassem, somente os monges detinham o conhecimento.
Na IM houveram grandes pestes, até hoje existem segredos na França que só os monges conhecem como  Chartreuse  que é um licor francês muito conhecido e cuja fabricação é um segredo não divulgado pelos monges da Grande Chartreuse, convento localizado nos arredores da cidade de Grenoble, na França.
Neste período a medicina, as ervas medicinais e perfumes tiveram grande declínio.
Filme O Nome da Rosa

Carlos Magno
foi o primeiro Imperador do Sacro Império Romano (768-814 d.C.) coloca o fim das investidas bárbaras, ordenando que todas as plantas úteis passem a ser cultivadas nas hortas imperiais da Alemanha.
Carlos Magno obeve muitas conquistas militares , mas foi nas áreas cultural, educacional e administrativa que o Império Carolíngio demonstrou grande avanço. Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio. 
Com Carlos Magno a reprodução de plantas e estudos ressurgem.



As Cruzadas,  os  missionários vão para Ásia catequizar os que eles consideravam pagãos e trazem em seus retornos do Oriente para a Europa (1096 - 1270)  Óleos Essenciais e plantas como jasmim, sândalo, rosas, musk, especiarias para medicamentos e culinária.
Os missionários trazem estas mudas para Provence na França e começam a cultivar lavandas, o que leva este país tornar-se o berço da perfumaria.
As especiarias entram na culinária, e nunca mais deixam a cozinha.
Aromas ativam o cérebro desabrocham recordações, prazeres, saúde e bem-estar, a cultura do Ocidente invade o Oriente.

Renascimento  , a burguesia sai de casa, sai de seus palácios e vai a passeios, teatros e festas.
Os ricos procuram por aromas e fragrâncias diferentes.
Faziam uso de luvas de couro e começam a  usar óleos de lavanda para perfumar suas roupas na região de Provence, fato que este que leva a França a ser o berço da perfumaria.
França ( 1200 d.C.) Rei Felipe Augusto II reconhece a profissão de perfumista, resgata o que os romanos haviam começado e a Idade Média "das sombras" havia matado.
Formação das primeiras escolas de estudo e trabalhos de prensagem, maceração e combinação de ingredientes para formular as composições olfativas.
Houve grande crescimento da indústria química (séc XVII) Desenvolvimento de inúmeras substancias, que apresentam maior poder de curar doenças em menor tempo, substituindo o uso dos óleos essenciais naturais por remédios sintéticos.
Desenvolvimento de queijos e perfumes simultaneamente aromatizam todos os cantos da casa.


Perfumes de luxo ( final do séc. XIX)
Tudo começou com as duas grandes famílias de Aimée Guerlain e de François Coty que  são os primeiros perfumistas a colocarem seus perfumes em vidros de cristal sofisticados como Lalique

François Coty

O prédio da Champs-Élysées  é tombado pelo patrimônio histórico francês, toda a arquitetura original do espaço foi mantida.Ali está instalada a marca Guerlain.
Pierre-François-Pascal Guerlain, chamou artistas consagrados da época para compor a decoração dos ambientes, que também foi mantida até hoje. Eles me explicaram que o prédio está sendo reformado, mas dentro das exigências do patrimônio histórico. A nova mobília, por exemplo, foi feita por um consagrado designer francês da atualidade, mas que manteve toda a inspiração do trabalho original. 
Na  Maison tem a famosa Bee Bottle, que leva alguns dos melhores perfumes da marca. Ela foi criada em 1853, para enfrascar o perfume Eau de Cologne Imperiale, criado especialmente para a Imperatriz Eugénie usar no casamento com Napoleão III. 
Pascal Guerlain se inspirou na Coluna Vendôme para criar o formato do frasco e pintou à mão, com tinta dourada, abelhas no vidro.
As abelhas eram o símbolo do Império e como esse fato em especial mudou para sempre os rumos da marca, que logo se tornou famosa por toda a Europa, para celebrar o feito a abelha foi adotada como símbolo da Guerlain – é claro, com a autorização de Napoleão. 
Tanto o frasco como o perfume, Eau de Cologne Imperiale, são vendidos até hoje, com a mesma fórmula e a partir do mesmo método de fabricação.
Resultado de imagem para Eau de Cologne Imperiale

Os Óleos essenciais de laranjeira, neroli e substâncias afrodisíacas, tem ação também antidepressivas. 
Guerlain inspirou-se no Oriente, trazendo notas  amadeiradas e muitas especiarias.


Perfumes como Mitsouko e L´Heure Bleue retratam  o Oriente, com notas de baunilha que é estimulante e também trás conforto, bem-estar, sensações que atráves da fragrância vão diretamente ao cérebro, fava tonka e anis estrelado que também são estimulantes.

Madame Coco Chanel, inovadora por natureza, flertou,dançou e revolucionou a moda dos anos 20. 
Neste contexto, as mulheres saem de casa e querem independência, é a mulher moderna, ousada.
Perfume é sinônimo de liberdade feminina 1914 - 1930, Coco Chanel ( 1921) compreende que o perfume é um acessório da moda e lança o Chanel 5.
No Natal de 1921, as melhores clientes de Coco Chanel foram presenteadas com um frasco de seu perfume. Somente depois da grande aceitação da marcante fragrância, Coco Chanel decidiu comercializar sua mais nova criação e, o Perfume Chanel Nº 5 tornou-se a mais famosa e desejada fragrância entre as mulheres, desde aquela época até os dias atuais.
O Perfume Chanel Nº 5 foi a primeira fragrância a utilizar o aldeído, uma nota sintética que tem como objetivo realçar as notas da composição da fragrância, além de aumentar o tempo de fixação do perfume.
O perfume Chanel Nº 5 Eau de Parfum é mais concentrado, com aroma mais forte e marcante indicado para noites agradáveis ou dias frios e, o Eau de Toilette pode ser usado no período do dia, pois sua fragrância é menos concentrada e mais suave.

As notas que compõem o Perfume Chanel Nº 5 são:

Notas de cabeça: Ylang-ylang, neróli, aldeído e mugget
Notas de coração: Íris, jasmim, raiz de Orris, rosa e lírio do vale
Notas de base: Vetiver, almíscar, sândalo, patchouli, musgo de carvalho, âmbar, baunilha e civeta

“Apenas duas gotinhas de Chanel nº 5”. Foi com esta provocativa frase que, durante uma entrevista, Marilyn Monroe descreveu o que vestia para dormir e imortalizou o perfume da maison francesa. ... Então eu disse 'Chanel Nº5', porque é a verdade.

Em 1929 com a  queda de Wall Street a década marca um retorno à austeridade com uma moda mais séria, onde o bélico influencia nos frascos e são retratados por Patou.
 Na perfumaria , até 1945, ocorre retorno a florais tradicionais com perfumes simples e discretos Joy e Normandie, de Jean Patou, a perfumaria vai retratando os tempos, como no navio de guerra.


Nos anos 30. A maioria dos amantes de perfume se lembra do slogan “O perfume mais caro do mundo”, supostamente escrito por Elsa Maxwell, que ajudou a catapultar o perfume de Patou para o reino do verdadeiro luxo.
É talvez surpreendente, mas certamente não inesperado, que o slogan francês use a palavra cher, "le parfum le plus cher du monde", que implica que é o mais amado, em vez do mais caro.
É fino, um ícone da perfumaria clássica. Patou se esforçou muito para assegurar que uma onça (30 ml) de parfum Joy precisasse de 10600 pétalas de jasmim e 28 dúzias de rosas para ser produzido. Isso não seria tão impressionante se essas flores não tivessem sido as veneráveis Jasminum grandiflorum de Grasse no sul da França e as duas glórias coroadas de variedades de rosas: a Rosa Damascena (Rosa damascena) da Bulgária e Rose de Maio (Rosa centifolia), esta última novamente de Grasse.
O nariz interno de Patou desde 1997, Jean-Michel Duriez, monitorou os campos e cultivos para se assegurar de que o resultado final dessas duas variedades de rosa cumprisse com os critérios de controle de qualidade demandados pela casa Patou. 
Em qualquer dose, Joy revela proporções majestosas de grandeza floral com uma nobreza e um cuidado que certamente aponta para um perfumista muito qualificado: o compositor original da fórmula, braço direito de Patou, 
Mantendo a natureza nobre de dois pontos de foco na busca intacta e cantando na melodia dos terços, ele os corou com o mais simples toque de madressilva, ylang-ylang e tuberosa, ancorado por uma base bem leve de sândalo que torna a composição opulenta, ainda que lindamente equilibrada. 
Uma grande dama com uma roupagem jovem, Joy cheira transparente e ao mesmo tempo durável e substancioso. 
Em Perfume a seriedade, ROSA DAMASCENA, Rosa damascena Mirceno, acetato de nerila Antidepressivo. A rosa que em tempos difíceis trás conforto, equilíbrio e segurança.

Burguesia dos anos 50  
Com a ascensão da classe média, que também tem vontade de usar produtos de luxo mas com critérios diferentes: tradição, conservadorismo, sofisticação.
Perfumes sutis, delicado e conservadores. 
L´Air du Temps, Diorissimo, Mme Rochas, Caleche.
A sociedade dos séc XIX, é heterogênea e o dinheiro confere respeitabilidade e posição social.
Burguesia era formada pelos comerciantes, banqueiros, industriais e diretores de companhia.
Classe Média era formada advogados, médicos, engenheiros, professores, policiais, bombeiros.
O padrão de beleza a ser alcançado é o de Brigitte Bardot, até 1957. 
A mulher está cada vez mais independente, mas além de bela e bem cuidada, ela ainda acumula a função de dona-de-casa, esposa e mãe, surgem  os diversos aparelhos eletrodomésticos criados, como a máquina de lavar roupas e o aspirador de pó.
A política nos anos de 1950 fica marcada pelos conflitos entre os blocos capitalista e socialista. São exemplos: a Guerra Fria (1947-1991), a Guerra do Vietnã (1955-1975) e, no final da década, a Revolução Cubana (1959).
Com o fim da escassez do pós-guerra, a beleza pode ser considerada um tema importante pela indústria. 
Depois dos árduos anos de guerra, nada mais natural para as mulheres do que resgatar a feminilidade quase perdida em meio a tanto militarismo e restrições.
1950 – A sofisticação e a inocência de Audrey Hepburn foram traduzidas no perfume L’Interdit. Chanel nº5 ganharia a mais célebre das garotas-propaganda, que confessava dormir apenas com algumas gotas do perfume: Marilyn Monroe.
Os anos 50 foram a última grande década do vigor da alta costura, antes do prét-a-porter tomar conta do mercado, deixando a alta costura para ocasiões especiais, digamos.
Nesta década, a silhueta predominante fora aquela lançada por Dior em 1947. Cintura no lugar, bem marcada e saia rodada e volumosa. Os vestidos/saias de uso diurno tinham o cumprimento que iam até logo abaixo dos joelhos. 
Em contrapartida os vestidos de noite eram longos e extremamente luxuosos. Existia neles uma tendência à ostentação perdida nos anos de guerra. Os vestidos de festa poderiam ser tomara-que-caia, acompanhados de casacos de pele, colares de pérolas, ou jóias luxuosas, luvas comprida
No dia-a-dia, ainda era bastante apreciado o uso de chapéus, geralmente pequenos, como casquetes, mas algumas vezes os mais amplos eram também usados.
Eram muito mais simples do que aqueles usados durante a belle époque, mas considerados de extrema elegância. Era um período de beleza o otimismo, que se via nas roupas, objetos e decoração das casas.
Mulheres agora queriam ser mimadas e protegidas, voltavam a ser donas de casa e os homens voltariam a prover o que lhes era necessário. Existiu esta necessidade de fazer com que os papéis de homens e mulheres fossem bem definidos, e por isso, a mulher voltaria a cuidar do lar, de seu marido e seus filhos, evidenciando sempre a sua feminilidade. 
É interessante ver esse aspecto discutido no filme Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives) em 1975, que ganhou uma nova versão com Nicole Kidman em 2004 enfatizando a estética supostamente perfeita dos anos 50. 
No filme, existe uma evidente crítica à escravização que uma sociedade machista podia (e ainda hoje pode) proporcionar às mulheres.
Vale a pena, porém, prestar atenção ao figurino do filme, que retrata muito bem como homens e mulheres costumavam se vestir na década de 50, bem como os costumes da época, neste contexto Dior cria vestidos com  estampa pied de poule, pés de galinha, a fim de atrair a nova burguesia para compra de artigos de luxo, e para tal cria o perfume Dioríssimo, que vem com uma tarja do tecido do vestido.


Anos 1960 – Os Beatles e os Rolling Stones embalavam o pop dos anos 60.
Surgiam as minissaia e a modelo Twiggy, musa da extrema magreza. 
As grandes mudanças de comportamento eram marcadas por fragrâncias que evocavam a liberdade.
Perfume  é visto como forma de acelerar o crescimento econômico.
Revolução de valores, a moda menos conservadora, mais jovem, saias mais curtas e coloridas, é o tempo da minissaia e da modelo Twiggy.
Os perfumes são mais leves, frescos e metálicos como Fidji e Calandre de Guy Larouche, cria -os em 1966, são joviais como os lírios que o compõem. Os lírios são estimulantes.
Anos 1970 – A quebra de toda a sorte de tabus era prenunciada na década na qual as mulheres clamavam por sua individualidade.
A tendência oriental na perfumaria seria imortalizada com o lançamento de Opium.
A segunda grande crise do petróleo no mundo em 1974 acarreta na  recessão econômica,aumento do custo de vida e a mulher precisa trabalhar, ajudar em casa financeiramente e se vê como parceira financeira, anda lado a lado com o marido, que anos anteriores era o provedor, mantenedor da casa.
 A moda muda, fica mais masculina, a mulher passa a vestir calças, tailleur e terninhos e bem como o uso de ombreiras.
As grandes produções industriais trazem prejuízos ambientais e grande poluição.
Os perfumes são mais dinâmicos, de cultura “americanizada” : Charlie, Revlon e Alliage.
Perfumes de composição analgésica,como se a mulher precisasse anestesiar-se para este novo momento da vida. O Brasil vive a ditadura militar, que tem seu auge em 1974.


A terceira crise do petróleo ocorreu em 1979 durante a crise política no Irã e a consequente deposição de Xá Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, fazendo com que os preços aumentassem. Entre 1979 1981 o preço nominal do barril aumentou de 13 para 34 dólares (50 para 120 dólares a preços atuais). 
Na sequência da Revolução iraniana, travou-se a Guerra Irã-Iraque (1980-1988), na qual foram mortos mais de um milhão de soldados de ambos os países, tendo o preço disparado em face da súbita diminuição da produção de dois dos principais produtores mundiais.
O que afetou o mundo todo gerando crise.
No final dos anos 70, inicio dos 80 o mundo pede a volta do romantismo, das rendas, dos laços.
Retorno do Hedonismo, narcisismo, volta à feminilidade. 
A moda fica mais romântica  e os perfumes são mais florais e delicados com notas de flores brancas, transmitindo juventude e inocência, como Chloe, Anais Anais, Oscar de la Renta.


Anos 1980 – Fragrâncias mais densas acompanhavam o clima de competitividade sem limites. Madonna inspirava o corpo “construído” nas academias e Jean Paul Gaultier chocava nas passarelas com sua moda provocativa.
Tempos de academias, culto ao corpo, sensualidade.

Calvin Klein cria Obssession, perfume sensual e com acentuada feminilidade, de fragrância oriental especiada. Para a mulher feminina, provocante, sensual e poderosa.
Obsession evoca a sensualidade e traduz o ardor do relacionamento apaixonado.
Calvin Klein, criou esta fragrância idealizando uma mulher que se permite experimentar uma obsessão romântica e que convida um homem a fazer o mesmo.
O frasco oval e voluptuoso é uma réplica das pedras indígenas místicas de oração, colecionadas por Calvin Klein.
Obsession é paixão, poder e sensualidade, amor obsessivo.
Notas de cabeça: Notas verdes, tangerina, baunilha, pêssego, manjericão, bergamota e limão siciliano;
Notas do coração: Especiarias, coentro, sândalo, flor de laranjeira, jasmim, musgo de carvalho, cedro e rosa;
Notas de fundo: Âmbar, almíscar, civeta, baunilha, vetiver e incenso.


Em 1987, a primeira eau de toilette que associa o poder do perfume ao poder terapêutico das plantas, segundo os princípios da aromaterapia e da fitoterapia. Num só gesto, esta Água de Tratamento perfuma, hidrata e tonifica. “ Feel-good fragrances” 
É a inovação, um perfume com virtudes tonificantes vindas de ervas, frutos e raízes
o Eau Dynamisante, Clarins, perfume com estímulo por meio das propriedades farmacológicas e óleos essenciais, é o primeiro perfume que entende que o cheiro pode modificar o cérebro, o humor e provocar bem estar.
Numa atitude de progresso contínuo, o frasco e a embalagem de Eau Dynamisante foram eco concebidos. 
O frasco é recarregável e os seus componentes dissociáveis para facilitar a triagem. A cartonagem é reciclável e fabricada com papel proveniente de florestas geridas de forma sustentável. O volume total e o número de componentes foram reduzidos.
Óleos essenciais aromáticos com fins terapêuticos (citrinos, patchouli, tomilho branco, laranja amarga, alecrim): perfumam, proporcionam uma agradável sensação de frescura, vitalidade e bem-estar. Extratos de ginseng, de eleuterococo e de harpagófito: tonificam. Extratos de aloé e de ispagula: hidratam e suavizam.



Anos 1990 – A década foi marcada pela globalização e pela interatividade e a perfumaria por dois ícones: o unissex CK One e o saboroso Angel. A moda voltava-se para o minimalismo.
O Perfume Ck One é a fragrância da geração que preza a liberdade de expressão. Sexy, verdadeiro e único. Este perfume unissex possui o equilíbrio entre a alegria e a sensualidade de homens e mulheres irreverentes. Naturalmente leve e puro, CK One é uma fragrância refrescante que pode ser compartilhada entre homens e mulheres.
Cítrica e refrescante, esta fragrância abre com uma combinação vívida e efervescente de bergamota, cardamomo, tangerina, freesia e lavanda.
O Angel é  para toda mulher que às vezes é um anjo inocente, às vezes uma diva sedutora. Essa fragrância a traz à tona a pureza das incríveis sensações vividas na infância. Ela transcende uma pureza celestial, aroma do vento e do céu. 
Angel é sensual e feminina, em um mundo azul celestial que parece intocável essa estrela ganha todo destaque. De todas as cores, o azul é a cor do céu, do imaginário, do intocável. É a cor de fetiche de Thierry Mugler, é Oriental Gourmant
Notas de Topo: Melão, Côco, Tangerina, Cássia, Jasmim, Bergamota e Algodão-doce.
Notas de Coração: Mel, Damasco, Amora, Ameixa, Orquídea, Pêssego, Jasmim, Lírio-do-vale, Bagas Vermelhas e Rosa.
Notas de Fundo: Fava Tonka, Âmbar, Patchouli ou Oriza, Almíscar, Baunilha, Chocolate amargo e Caramelo. Estilo Sedutor.

Final dos anos 90 , perfume significa qualidade de vida, representa bem-estar, é boom dos Spas. Demanda por “ águas”. As fragrâncias ficam mais leves e confortáveis 
Em 1997- Shiseido Relaxing Fragrance e em 1999- Shiseido Energizing Fragrance. É o perfume feminino energizante. 
O Shiseido Energizing Fragrance Eau Aromatique é perfeito para a mulher sensível, espiritualizada e moderna. Com uma combinação de flores e especiarias orientais, Energizing Fragrance Eau Aromatique da Shiseido é uma fragrância perfeita para elevar o seu espírito e a revitalizar a sua força interior.
Uma explosão de energia revitalizante que se sente na pele e na alma. Ideal para um passeio no parque no fim de semana, um piquenique com as amigas, sentar na grama sentindo o sol na pele.
Pirâmide Olfativa - Topo: Pimenta-Preta e Cravo-da-Índia. Corpo: Estrela de Anis, Jasmim, Íris e Heliotrópio. Fundo: Almíscar-Branco e Madeira.



Anos 2000 – Os perfumes do Novo Milênio parecem revelar os anseios da nova era com nomes sugestivos e personalidades distintas. Um universo que não tem fim.
Futuro – Não há limites para a imaginação dos criadores. As plantas, as águas e até mesmo o espaço podem ser fonte de inspiração para a perfumaria do futuro.
Oriundos de uma tradição de muitos séculos, os perfumes franceses representam hoje uma boa parte das exportações mundiais, e quatro dos oitos maiores grupos do setor são franceses.
O perfume é um produto de luxo em constante democratização e um setor em fase de grandes transformações há alguns anos.
Na França, nove mulheres sobre dez e um homem a cada dois se perfumam.
Elaborados por criadores inspirados (os famosos “narizes” que sabem misturar as essências), acompanhando as últimas descobertas da química e a evolução das caras matérias primas naturais, cuidadosamente embalados, batizados com nomes significativos, assinados pelos nomes mais famosos da moda, os perfumes também estão se democratizando, agora presentes nas prateleiras das grandes redes de distribuição.
Tempos da tecnologia e informação, a velocidade de transmissão de informações aumentou drasticamente: internet
Paco Rabanne  cria o perfume Pour Elle em 2003, onde o design do próprio frasco lembra as tecnologias.


Em tempos de pós-modernidade vem a busca pelo equilíbrio, segurança, lembranças e com isso os perfumes trazem os florais.
Como ícones surgem perfumes como Quatre são uma interpretação olfativa moderna e ousada do anel icônico da Casa da Jóia.
Assertivos e contemporâneos, revelam a força do caráter e do carisma daqueles que os usam.
Linhas brilhantes e gráficas magnificam os frascos Quatre, sublimadas por uma refinada associação de ouro amarelo e esmalte branco para ela, ouro branco e esmalte preto para ele.
Eles refletem também esta afeição particular da Maison pela luz, através da transparência dos vidros, reinterpretação moderna do Double Gadroons para ela, e o Clou de Paris para ele.
As tampas são réplicas genuínas do anel, adicionando a força e a elegância aos frascos decididamente originais.
Fragrância Floral Frutal Amadeirado, contém notas de Essência de Laranja Amarga, Tangerina Verde, Brasileira Orpur, Groselha vermelha, Morangos Silvestres, Jasmim de Sambac, Rosa Absoluta, Pétalia, Cedro Orpur, Cashmere, Almíscar.
O mundo buscando calma.



Famílias Ofaltivas
Óleos Essenciais e Óleos Vegetais
Óleos essenciais são potentes, funcionam como a pirâmide, ao abrir sente-se o topo da pirâmide e dura de 02 a 03 minutos, depois o corpo onde a durabilidade é de 02 a 03 horas e o fundo é a base da pirâmide.




Classificação olfativa das fragrâncias

Notas de cabeça, de topo são as que sentimos no primeiro momento, são voláteis, como quando descasca-se a bergamota, cheiro de terra em seguida que chove ou ao colher lavandas, as moléculas explodem e exalam o aroma.
Os aldeídos foram os primeiros ingredientes sintéticos na perfumaria. São importantes para as notas de saída devido ao seu impacto, força e volatilidade.
As notas de corpo, aparecem até por duas horas
Notas de fundo, geralmente sintéticas
O vocabulário olfativo é como uma sinfonia musical, contém notas, acordes, harmonia, tons, formando uma sinfonia.
Como a personalidade cada pessoa tem seu próprio perfume.
As fragrâncias são classificadas em famílias olfativas que são denominadas conforme seu tipo.
A essa classificação chamamos genealogia.
As fragrâncias femininas são classificadas, de maneira geral, dentro de sete famílias olfativas, e as masculinas, em seis famílias olfativas.



Notas de cabeça são cítrica, Verdes e de Lavanda 
Notas cítricas são vivas, leves, refrescantes e energéticas.São aldeídicas, conotação metálica.
Representam óleos essenciais de frutas cítricas
Simples e muito volátil, evaporam rapidamente, voam, como música evoluem das notas da cabeça, corpo e vão para o fundo.
A durabilidade não é o fator mais importante deste tipo de fragrância devido ao seu alto grau de volatilidade.

Notas verdes são baseadas em notas florais com adição de notas verdes, lembram o frescor de folhas, plantas, gramas e alguns vegetais.
Cheiros verdes, aroma das ervas, da terra molhada.

Notas de lavanda transmitem a sensação de limpeza, de lavagem, calma, relaxamento, são indutoras do sono.

                                         
Notas do corpo, são as notas do coração: Herbais, florais, frutais e especiarias
Notas de fundo são moléculas pesadas que ficam até o dia seguinte, são moléculas grandes e que demoram a ir embora, são de grande fixação, quanto maior o número de notas de fundo maior a fixação e duração do perfume, o perfume Obsetion tem muitas notas de fundo.
O perfume Charlie tem cedro de fundo. Hoje não usa-se mais notas de animais nos perfumes, usa-se notas sintéticas.
Notas Sensoriais que lembram, dão sensações de cetim, de cashmere, são ligadas à memória afetiva .

Genealogia dos perfumes
Cítricos para haver interferência, perfumes que trazem leveza, descompromisso, para enfrentar o dia a dia. 
A perfumaria cítrica é jovial, a fragrância é viva, leve, refrescante e energética.
Apresenta óleos essenciais de frutas cítricas como o limão, a bergamota, a mandarina , a tangerina e a laranja.
A durabilidade não é o fator mais importante deste tipo de fragrância devido ao seu alto grau de volatilidade.



Família fougère 
As notas fougère são frescas, combinando notas cítricas, verdes, herbais, gerânio e lavanda.
A percepção geral é limpa, vibrante, natural e fresca.
É a lavanda, fougère é uma especie de samambaia que passa frescor, é a lavanda mais notas herbais.
Água de cheiro, a lavanda  dá a sensação de limpeza e frescor. O perfume Lavande Velours  de Guerlain  (2000) é a expressão.
No Brasil combina perfeitamente com nosso clima quente e seco, temos o Thaty de O Boticário

Fougère clássico - Caracterizado pela combinação de musgo de carvalho, amber e bergamota adicionados de gerânio e lavanda.

Fougère aromático/herbal  caracterizado pela combinação com um complexo aromático
Fougère verde frutal fresco combina o frescor das notas fougère com harmoniosos toques herbáceos adicionados a acordes frutais frescos.
É uma família de grande aceitação no mercado brasileiro.
Família floral  é a maior e mais importante família olfativa feminina. 
Este tipo de fragrância é baseado numa combinação de diferentes tipos de flores que normalmente predominam na fragrância
A família floral é dividida em cinco subfamílias: 
Floral verde - é a executiva, a mulher que faz muitas coisas ao mesmo tempo, dinâmica
Floral aldeídico - é a sexy e sensual
Floral buquê - é a fina, calma, delicada, de classe, extrategista
Floral especiado - é a notoriedade, muito sensual, a fatal
Floral frutal - jovial, extrovertida, alegre

Floral buquê 
Esta é uma família muito comum e importante na perfumaria fina feminina e é a base da maioria dos perfumes .
É uma combinação de diferentes tipos de flores

Floral frutal baseadas em aroma floral com adição de notas frutais.

Floral aldeídica baseadas em notas florais com adição de notas aldeídicas.
Os aldeídos foram os primeiros ingredientes sintéticos na perfumaria. São importantes para as notas de saída, devido ao seu impacto, força e volatilidade.
Explodiram com o Chanel número 5, o  BLV e o Topaze da Avon
Devem ser usados com menor intensidade.

Floral especiada baseadas em notas florais com adição de especiarias, como cravo e canela
São usadas na perfumaria como forma de agregar riqueza, calor e sensualidade às fragrâncias.
Tons doces ótimo para os dias frios, também são vaso dilatadores e aumentam a libido.

Floral floriental são baseadas na combinação de notas florais e orientais, servem para acender, aquecer.

São sensuais até nos frascos, destacam curvas feminina, são sedutores. Tem três famílias:

a. Floral especiada - Baseadas em notas florais e orientais com um toque de especiaria como cravo, canela, noz-moscada e pimenta


b. Floriental amadeirada Baseadas em notas florais e orientais com um toque de madeira como sândalo e cedro.


c. Floriental frutal -Baseadas em notas florais e orientais com a adição de acordes frutais, que vão dos refrescantes melão e pêssego aos mais doces como pera, uva, coco, e abacaxi.

Floral oriental O acorde oriental é a combinação de ingredientes que vem do Oriente Médio: mirra, incenso, baunilha, bálsamo etc. Especiarias são bastante usadas também.
Normalmente são fragrâncias de longa duração, doces, pesadas e profundas.


a. Oriental - Baseadas em notas orientais possuem um caráter gustativo e uma forte presença de notas como a baunilha

b. Oriental especiada - Baseada em notas orientais doces combinadas com especiarias como o cravo e a canela, tons doces, aumenta a libido.

Família chipre Acredita-se que o nome é derivado da ilha de Chipre e presume-se que o perfume foi trazido para o oeste europeu por cavaleiros que retornavam das cruzadas.
Os ingredientes mais usados nesta família olfativa são: musgo, patchouli, labdanum e sálvia esclareia. As notas chipres transmitem calor, sofisticação e longa duração.
Musgo, terra molhada, raízes, flores de gerânio.
a. Chipre oriental - Notas amadeiradas e de musgo com a adição de acordes doces e ambarados.

b. Chipre frutal/verde -Notas frutais são adicionadas à saída e ao corpo, que, harmoniosamente, transformam a fragrância chipre numa moderna criação.
c. Chipre floral - Chipre leves. Uma combinação de notas florais e do calor das madeiras e do musgo

Família musk baseado nas notas florais com adição de notas musk, que agregam calor, sensualidade, conforto  e conferem grande performance (fixação) na pele devido à baixa volatilidade.


Família especiada
Caracterizada por notas de especiarias tais como: noz moscada, pimenta, cravo e canela

Floral Oriental
O acorde oriental é uma combinação de ingredientes que vem do Oriente Médio.
Notas de especiarias também são normalmente usadas.
A principal característica de uma fragrância oriental é a sensualidade e a longa fixação.
Família amadeirada - Essas fragrâncias são baseadas em madeiras clássicas, tais como, vetiver, sândalo e cedro
Família Chipre - Chipre = combinação de madeira e musgos. 
Sândalo, vetiver e patchouly são as madeiras mais comuns.
São quentes e muito fixados

a. Chipre aromático/herbal - Adição de acordes aromáticos e herbáceos que evidenciam a personalidade da fragrância e conferem frescor
                                                      

b. Chipre couro - Confere à fragrância um caráter extremamente masculino e único.
c. Chipre oriental -Adição dos acordes orientais • São fragrâncias sensuais e ao mesmo tempo confortáveis
d. Chipre amadeirado Adição de acordes amadeirados como o sândalo, que ilumina a personalidade do perfume e também confere mais fixação, sensualidade e calor

Nos últimos anos houveram inovações , mixed, misturas de cheiros e aromas, com mídias, marketing olfativo, mensagens pessoais, diferentes estilos, da romântica e clássica: a mulher floral  que veste-se preferencialmente com roupas bem-cortadas e de qualidade.
Escolhem tons do pérola, rosa, marrom, preto, cinza, azul marinho e branco 
Adotam corte de cabelo refinado, tipo Chanel, longo clássico ou curto bem desenhado
A sensual e misteriosa: a mulher oriental - Veste-se preferencialmente com roupas que possuem fendas, decotes em V e aberturas estratégicas.
Gostam de transparência velada Escolhem tons de vermelho, preto, branco e cores quentes.
Gostam de cabelos longos ou presos em coques desfiados.
Carismática e chamativa: a mulher chipre
Veste-se preferencialmente com roupas bem coloridas, estampas de bichos e tecidos brilhantes.
Escolhem tons vibrantes de roupa.
Adotam corte de cabelo bem trabalhado, com muitas luzes, repicados e cores vibrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário