Modelagem é o processo inicial da confecção de uma peça de roupa com recurso de molde, o que proporciona um ótimo acabamento.
Com o crescimento da moda a partir do prêt à porter a modelagem passou por transformações quanto às técnicas e métodos.
Atualmente o mercado da moda está cada vez mais aperfeiçoado aliando a tecnologia e criatividade.
Moulage - Pronuncia-se "mu-lá-ge", criada pela estilista francês Madelaine Vionnet.
Moulage é uma técnica de modelagem onde o tecido é montado e ajustado diretamente no manequim. O que possibilita visualizar a peça enquanto ela é confeccionada. O nome vem do francês "moule" e significa forma, molde.
A modelagem é a técnica onde o desenho criado pelo estilista é interpretado e transformado em molde.
A pessoa que cria o molde é chamado modelista. Este profissional transforma um modelo a partir de um desenho, foto ou outra peça num objeto concreto através das técnicas de modelagem para confecção das peças.
Modelista e estilista trabalham juntos, interpretando os croquis ( esboços, desenhos) que são analisados detalhadamente, observando recortes, pences, folgas, comprimentos e amplitude de modelagem, visando a confecção fiel ao desenho criado pelo estilista.
De acordo com a metodologia adotada o modelista tira as medidas, elabora a ficha técnica, seleciona os aviamentos, características do tecido, caimento, também realiza a pilotagem e alterações nos moldes, caso necessário para produzir em série.
Existem neste contexto duas vertentes dentro do processo de modelagem:
- Modelagem Bidimensional ou Modelagem Plana - é um método geométrico, nesta modelagem é utilizado conhecimentos geométricos, formas anatômicas que com os quais são são construídos diagramas de papel que representam por traços as medidas do corpo humano. Usada na industria em produções de larga escala com moldes de bases em medidas padrões. Essa técnica é usada para reproduzir em segunda dimensão uma peça de roupa
- Modelagem Bidimensional Computadorizada - CAD (Computer aided design), CAM (Computer aided manufacturing) , são traços feitos através das tecnologias.
- Modelagem Tridimensional ou Moulage - Utiliza-se o próprio corpo ou bustos e manequins com medidas padronizadas com formas humanas, permite um trabalho personalizado, com medidas e curvas corporais (três dimensões), permite o caimento perfeito. Técnica utilizada por atelies que oferecem exclusividade aos clientes. Podem ser realizados ajustes direto no corpo.
A modelagem tem três processos de construção dos moldes: Moldes Básicos, Moldes de Trabalho e Moldes para Corte ou Interpretados.
- Moldes Básicos - Caixas de Modelagem, servem como base para o início das modificações que serão feitas de acordo com a peça a ser construída. São moldes feitos de acordo com a tabela de medidas base determinados pela empresa, geralmente usados em peças confeccionadas industrialmente. Considerado de grande praticidade para indústria.
- Moldes de Trabalho - São usados para realizar as alterações necessárias de acordo com o modelo a ser feito, é como um rascunho para definição do molde interpretado, são feitos a partir da cópia dos moldes básicos.
- Moldes Para Corte ou Interpretado - São usados para riscar e cortar a peça sobre tecido, contendo todas as alterações e acertos já realizados para sair perfeita a confecção da peça., já com as margens e marcações necessárias.
- Moldes Simétricos - Permitem a utilização dos dois lados tanto do direito como do esquerdo do corpo humano, muito usado em calças femininas.
- Moldes Assimétricos - Um lado é diferente do outro.
Um bom molde é caracterizado pela exatidão nas medidas.
Medidas
As medidas são classificadas em : Fundamentais, Auxiliares, Complementares
- Fundamentais - Circunferência do busto, cintura, quadris
- Auxiliares - Medidas do ombro, largura da frente, altura do busto
- Complementares - Folgas, comprimento da frente, das costas, mangas, contorno braços, pescoço, altura total do corpo
A ABNT apresenta a Norma 15.127 - Corpo Humano, com medidas definidas que foi publicada em 2004.
A tabela de medidas é formada pelo conjunto de medidas que formam a base de modelagem, as tabelas diferem de um país para outro. As grifes determinam suas próprias tabelas de acordo com seus clientes.
Para otimizar o tempo e acertos o ideal é que o molde contenha informações:
- Nome completo do molde, ex: traçado do molde básico de calça ou molde de blusa
- Referência: código da peça
- Empresa: nome da empresa
- Modelista: Profissional que desenvolveu a peça
- Componentes da peça: frente, costas, mangas
- Tamanho
- Nº de partes p para corte: indica quantas vezes cada parte do molde deverá ser cortada no tecido para obter uma peça completa
- Marcações: Localização do Centro: CF / Centro da Frente do molde, CC /Centro das Costas, CM Centro das mangas.
Drapeado - Drapear um tecido de forma que ele tenha dobras e ondulações, o drapeado é uma técnica antiga, caracterizada das roupas gregas e romanas, que usavam o drapeado como adorno.
Gola Peter Pan - Gola pequena e lisa com extremidades arredondadas, geralmente feita em tecido de cor diferente do restante da roupa para contrastar, inicialmente usada em roupas infantis, o nome desta gola foi homenagem ao personagem de mesmo nome de James Barrie.
A gola dá um ar romântico-retrô ao look e ao estilo ladylike.

Handmade - Pronuncia-se "rend-meid) que significa feito à mão. Com identidade própria e itens feitos artesanalmente.
ladylike - Pronuncia-se "lei-de-lai-que", começou como uma tendência e virou estilo, inspirado em Dior, tem cintura marcada, silhueta bem desenhada, estampas clássicas florais e poás.

Oversized - Modelagem para camisas, casacos ou suéter amplos,largos, dá impressão da roupa ser maior ou "emprestada".

Plissado - Do francês "plissé" que significa amassado ou dobrado, o plissado é uma dobra ou prega feita com pressão, costura ou através de processos químicos no tecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário